Novo Ensino Médio 2024

NO Novo Ensino Médio 2024 já é uma realidade no Brasil, porém há algumas novidades nesta etapa que precisam ser exploradas, até o processo de restruturação exige o máximo de atenção tanto dos alunos quanto das próprias instituições de ensino.

Pensando nisso, decidimos compor o artigos de hoje com uma série de dicas e dados para te deixa informado sobre tudo o que muda nesta categoria escolar e os benefícios inerentes. Confira!

Novo Ensino Médio 2024
Novo Ensino Médio 2024

O que Muda com o Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio consiste em uma modalidade recente desenvolvida em meados de 2022 pelo Governo Federal e que entra em vigor em 100% das escolas de ensino médio em 2024.

O intuito desta mudança é favorecer o estudante, fazendo com que ele possa sair formado do ensino médio como uma iniciação técnica e/ou profissionalizante.

Deste modo, aumentam-se as chances de que o mesmo possa ter uma profissão logo após sua formação escolar ou até mesmo direcioná-lo para cursos superiores no ano seguinte.

De qualquer forma, essa modalidade apresenta uma modificação substancial cujo intuito consiste em favorecer o interesse do aluno ao estudo com uma maior abrangência da carga horária escolar.

Em síntese, compreende-se que a principal mudança com a implementação do Novo Ensino Médio é justamente ampliar a carga horária dos estudantes abordando pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nesta vigência, os próprios alunos podem selecionar os rumos de seus estudos na área técnica.

Essa composição segue um padrão bastante similar a algumas escolas técnicas brasileiras que já apresentam o ensino médio de forma conjunta. A única diferença está na necessidade de aprovação via prova. Tenha isso em vista!

Como Funciona o Novo Ensino Médio?

Devido às diversas mudanças do Novo Ensino Médio, vale frisar que boa parte das estruturas escolares terão que se adequar, principalmente aos itinerários formativos. Por outro lado, no Rio de Janeiro os alunos da rede pública terão uma experiência parecida à Faetec 2024.

As regras para ofertar o itinerário formativo são as mesmas para as escolas estaduais convencionais como também para algumas instituições federais e escolas do Serviço Social da Indústria (SESI), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Atente-se!

Tal estruturação advém da necessidade de gerar um aperfeiçoamento técnico para essa modalidade educacional que engloba os três últimos anos do jovem na escola regular, favorecendo assim a base educacional para aqueles que decidirem entrar logo em seguida tanto no mercado de trabalho quanto no ensino superior.

A contemporaneidade, portanto, é muito mais exigente devido à competitividade gerada tanto pela globalização quanto pelos avanços tecnológicos. Assim, permite-se a formação de cidadãos com conhecimentos úteis para a sociedade com a possibilidade de seguirem uma carreira e um projeto de vida em uma área do seu interesse.

Matérias do Novo Ensino Médio 2024

De acordo com as indicações do programa, cada escola que apresenta o ensino médio em sua grade curricular deverá, necessariamente, disponibilizar ao menos um curso complementar ao estudo dos alunos neste nível.

Entretanto, essa escolha pode ser feita de acordo com as demandas da instituição quanto aos professores e o limite de salas para tal. Além disso, as orientações são para que a escolha temática também aborde a formação de profissões exigidas pelas empresas locais, similarmente ao que ocorre em instituições como o Senai e o Senac.

Nesta nova estrutura, vale frisar sobre as novas matérias do Ensino Médio e como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) organizou as cargas horárias que podem chegar a até 1.800 horas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Formação Técnica e Profissional;
  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Importante: O Novo Ensino Médio apresenta uma carga horária destinada à Formação Técnica e Profissional de até 1.200 horas. Leia, também sobre o PraValer 2024!

Vantagens e Desvantagens do Novo Ensino Médio

As mudanças recentes possuem uma série de benefícios por conta da inclusão. Estes meios aperfeiçoam os conhecimentos dos dos estudantes e proporcionam aulas mais dinâmicas.

Do ponto de vista adverso, precisamos frisar apenas sobre a necessidade de uma ágil mudança por parte das instituições de ensino e dos professores, principalmente quanto ao planejamento prévio.

O que Muda para os Professores e para as Escolas

Quanto às escolas e a vivência dos professores, as grandes alterações decorrem das mudanças sugestionadas ao panorama da preparação.

Isto é, a adequação à nova BNCC também fornece um aprimoramento de todo o sistema, onde os profissionais da educação precisam estar em um constante fluxo de formação continuada.

Embora haja um maior investimento estrutural por parte do Ministério da Educação, as escolas de nível médio devem se preparar para um ensino integral. De fato, torna-se obrigatório que aquelas de porte reduzido se adequem à amplitude do programa.

Qual a Lei do Novo Ensino Médio

Entenda que a normatização do Novo Ensino Médio deu-se a partir de um longo processo de estruturação pela a Lei nº 13.415 de 2017.

Inclusive, tal lei compreende a flexibilidade do currículo educacional e a disponibilidade de itinerários formativos de forma complementar ao estudo. Com a pandemia de Covid-19, a medida precisou ser postergada, ainda mais com o advento do ensino a distância durante aproximadamente dois anos.

A princípio, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação regularizou as primeiras mudanças por vias constitucionais. Similarmente ao que ocorre no Minha Escola Minha Vida.

A BNCC, por sua vez, tem mudado constantemente para garantir melhorias diretas e contínuas para a educação nacional.

Avalie este artigo!
Vitoria Cavalcanti
Vitoria Cavalcanti

Vitória Cavalcanti é uma pedagoga graduada, especialista em educação no Brasil, que tem se dedicado a escrever sobre temas como educação, ensino e bolsas de estudos desde 2019. Com sua formação acadêmica sólida e experiência no campo da educação, oferece informações embasadas e atualizadas para auxiliar estudantes, pais e profissionais da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *