{"id":98,"date":"2023-12-07T11:22:36","date_gmt":"2023-12-07T11:22:36","guid":{"rendered":"https:\/\/educamaisbrasil2024.pro.br\/?p=98"},"modified":"2023-02-21T03:26:19","modified_gmt":"2023-02-21T03:26:19","slug":"novo-ensino-medio-2024","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/educamaisbrasil2024.pro.br\/novo-ensino-medio-2024\/","title":{"rendered":"Novo Ensino M\u00e9dio 2024"},"content":{"rendered":"

NO Novo Ensino M\u00e9dio 2024<\/strong> j\u00e1 \u00e9 uma realidade no Brasil, por\u00e9m h\u00e1 algumas novidades nesta etapa que precisam ser exploradas, at\u00e9 o processo de restrutura\u00e7\u00e3o exige o m\u00e1ximo de aten\u00e7\u00e3o tanto dos alunos quanto das pr\u00f3prias institui\u00e7\u00f5es de ensino.<\/p>\n

Pensando nisso, decidimos compor o artigos de hoje com uma s\u00e9rie de dicas e dados para te deixa informado sobre tudo o que muda nesta categoria escolar e os benef\u00edcios inerentes. Confira!<\/p>\n

\"Novo<\/a>
Novo Ensino M\u00e9dio 2024<\/figcaption><\/figure>\n

O que Muda com o Novo Ensino M\u00e9dio?<\/h2>\n

O Novo Ensino M\u00e9dio consiste em uma modalidade recente desenvolvida em meados de 2022 pelo Governo Federal e que entra em vigor em 100% das escolas de ensino m\u00e9dio em 2024.<\/p>\n

O intuito desta mudan\u00e7a \u00e9 favorecer o estudante, fazendo com que ele possa sair formado do ensino m\u00e9dio como uma inicia\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica e\/ou profissionalizante.<\/p>\n

Deste modo, aumentam-se as chances de que o mesmo possa ter uma profiss\u00e3o logo ap\u00f3s sua forma\u00e7\u00e3o escolar ou at\u00e9 mesmo direcion\u00e1-lo para cursos superiores no ano seguinte.<\/p>\n

De qualquer forma, essa modalidade apresenta uma modifica\u00e7\u00e3o substancial cujo intuito consiste em favorecer o interesse do aluno ao estudo com uma maior abrang\u00eancia da carga hor\u00e1ria escolar.<\/p>\n

Em s\u00edntese, compreende-se que a principal mudan\u00e7a com a implementa\u00e7\u00e3o do Novo Ensino M\u00e9dio \u00e9 justamente ampliar a carga hor\u00e1ria dos estudantes abordando pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).<\/p>\n

Nesta vig\u00eancia, os pr\u00f3prios alunos podem selecionar os rumos de seus estudos na \u00e1rea t\u00e9cnica.<\/p>\n

Essa composi\u00e7\u00e3o segue um padr\u00e3o bastante similar a algumas escolas t\u00e9cnicas brasileiras que j\u00e1 apresentam o ensino m\u00e9dio de forma conjunta. A \u00fanica diferen\u00e7a est\u00e1 na necessidade de aprova\u00e7\u00e3o via prova. Tenha isso em vista!<\/p>\n

Como Funciona o Novo Ensino M\u00e9dio?<\/h2>\n

Devido \u00e0s diversas mudan\u00e7as do Novo Ensino M\u00e9dio, vale frisar que boa parte das estruturas escolares ter\u00e3o que se adequar, principalmente aos itiner\u00e1rios formativos. Por outro lado, no Rio de Janeiro os alunos da rede p\u00fablica ter\u00e3o uma experi\u00eancia parecida \u00e0 Faetec 2024<\/a>.<\/p>\n

As regras para ofertar o itiner\u00e1rio formativo s\u00e3o as mesmas para as escolas estaduais convencionais como tamb\u00e9m para algumas institui\u00e7\u00f5es federais e escolas do Servi\u00e7o Social da Ind\u00fastria (SESI), e do Servi\u00e7o Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Atente-se!<\/p>\n

Tal estrutura\u00e7\u00e3o adv\u00e9m da necessidade de gerar um aperfei\u00e7oamento t\u00e9cnico para essa modalidade educacional que engloba os tr\u00eas \u00faltimos anos do jovem na escola regular, favorecendo assim a base educacional para aqueles que decidirem entrar logo em seguida tanto no mercado de trabalho quanto no ensino superior.<\/p>\n

A contemporaneidade, portanto, \u00e9 muito mais exigente devido \u00e0 competitividade gerada tanto pela globaliza\u00e7\u00e3o quanto pelos avan\u00e7os tecnol\u00f3gicos. Assim, permite-se a forma\u00e7\u00e3o de cidad\u00e3os com conhecimentos \u00fateis para a sociedade com a possibilidade de seguirem uma carreira e um projeto de vida em uma \u00e1rea do seu interesse.<\/p>\n

Mat\u00e9rias do Novo Ensino M\u00e9dio 2024<\/h2>\n

De acordo com as indica\u00e7\u00f5es do programa, cada escola que apresenta o ensino m\u00e9dio em sua grade curricular dever\u00e1, necessariamente, disponibilizar ao menos um curso complementar ao estudo dos alunos neste n\u00edvel.<\/p>\n

Entretanto, essa escolha pode ser feita de acordo com as demandas da institui\u00e7\u00e3o quanto aos professores e o limite de salas para tal. Al\u00e9m disso, as orienta\u00e7\u00f5es s\u00e3o para que a escolha tem\u00e1tica tamb\u00e9m aborde a forma\u00e7\u00e3o de profiss\u00f5es exigidas pelas empresas locais, similarmente ao que ocorre em institui\u00e7\u00f5es como o Senai e o Senac.<\/p>\n

Nesta nova estrutura, vale frisar sobre as novas mat\u00e9rias do Ensino M\u00e9dio e como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) organizou as cargas hor\u00e1rias que podem chegar a at\u00e9 1.800 horas:<\/p>\n